segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gripe Canina



Os cães, assim como nós, também podem pegar gripe. Neles, a doença é chamada de “tosse dos canis” ou “traqueobronquite infecciosa canina”. Ela é altamente contagiosa entre os cães, mas raramente evolui para algo mais grave. No entanto, os cachorros doentes podem ter muito incômodo para comer ou dormir.


A gripe canina é causada por diversos agentes infecciosos, entre os eles, o vírus da parainfluenza, a bactéria Bordetella Bronchiseptica e o adenovírus tipo 2, além de micoplasmas, reovírus e herpesvírus, que também contribuem para a ocorrência da doença. Na maioria dos casos, a gripe é resultado da presença de mais de um desses microorganismos, sendo que o agente mais comum é o vírus da parainfluenza, que provoca sintomas leves que duram até 6 dias (se não estiver presente nenhuma bactéria).


O clima frio e seco favorecem para o aparecimento da gripe canina, que é facilmente transmitida de uma animal para outro através de tosse e espirros, ou ainda por objetos contaminados. A transmissão aumenta quando há aglomeração de animais, como em parques, praças, canis, hoteis e lojas de animais. A tosse seca é o principal sintoma, seguida de secreção nos olhos e no focinho, febre alta e falta de apetite. Casos mais graves ocorrem em animais com baixa imunidade ou em filhotes não vacinados contra a gripe.


A vacinação anual é a melhor forma de previnir a doença. Além da vacinação, tome outros cuidados com o seu companheiro, mantendo-o bem protegido do frio, umidade e vento.

Fique atento!
Cuide da saúde do seu amiguinho.


Consulte sempre um Médico-Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário