terça-feira, 26 de julho de 2011

Doença de Lyme

Doença de Lyme

• O que é?
É uma infecção bacteriana (pela Borrélia) transmitida pela picada de alguns carrapatos que são encontrados em regiões específicas.

• Quais os sintomas?
Aproximadamente 80% das pessoas apresentam uma lesão na pele, no local da picada, característica (em “olho-de-boi” ou em “alvo”), que aparece 7 a 14 dias após a picada. A uma vermelhidão que pode crescer e ocupar uma área de grande extensão da pele. Normalmente é indolor, mas pode ser quente. Sintomas menos específicos são febre, dor de cabeça, cansaço, linfonodos aumentados e dor muscular e articular.
Alguns pacientes não apresentam vermelhidão na pele e o primeiro sintoma aparece após meses ou anos, na forma de artrite em uma ou mais articulações. O joelho é o local mais acometido. A doença também pode acometer o sistema nervoso, o que pode provocar dor em vários músculos.
• Quando procurar o médico?
Quando apresentar vermelhidão na pele ou outros sintomas descritos acima após picada de carrapato ou sintomas de artrite, deve ser consultado com um ortopedista.


• Qual o tratamento?
O tratamento deve ser feito com antibióticos, que promove cura e recuperação rápida se iniciado no início dos sintomas. Em estágios mais avançados o tratamento deve ser mais longo.
• Prevenção:
Felizmente, pequena porção das picadas irá resultar na Doença de Lyme. Algumas medidas preventivas para áreas de risco são:
1. Usar repelentes nas roupas e áreas expostas da pele.
2. Usar calças e colocar as bainhas para dentro das meias.
3. Após retornar para casa, coloque as roupas para lavar e inspecione o seu corpo.
4. Vacinação é recomendada para pessoas que trabalham e vivem nas áreas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário