segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimentação: Por que alimentar seu cão com ração?








O cão é um animal que tem carências nutricionais diferentes das nossas. Por isso, sua dieta deve ser direcionada a atender essas necessidades. No Brasil, hoje, temos diversos tipos de ração com qualidades diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos classificá-las em três grupos:

Rações Populares - Normalmente formuladas com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, etc. Tais ingredientes, na ração de uma vaca ou de um cavalo, estes ingredientes seriam de excelente digestão, mas, nosso amigo cão é carnívoro, e precisa de proteína de origem animal, pronta a ser assimilada pelo seu organismo.

Rações "Standard" – Formuladas com ingredientes qualitativamente melhores que as rações populares. Elas contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal etc. Embora sejam melhores que as rações populares, ainda não são as ideias em níveis de digestibilidade.

Rações Premium e Super Premium - São produtos de primeira qualidade em nutrição canina. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha e peru. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos "trabalho" para metabolizá-los. Como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem ainda uma vida mais saudável, e reduzem o volume das fezes do animal.

Um quarto grupo de rações pode ser citado, as rações terapêuticas. Têm indicação clínica, sendo auxiliares no tratamento de diversas enfermidades. Seu uso deve obedecer aos critérios do Médico Veterinário responsável pelo animal.


Fique atento!
Cuide da saúde do seu amiguinho.


Consulte sempre um Médico-Veterinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário