Você sabia que o estresse está presente também nas vidas dos animais? Sim é verdade, a correria do dia-a-dia, mudanças ambientais, barulhos excessivos, entre outros, levam nossos “bichinhos de estimação” ao estresse, esse problema pode acarretar desde mudanças comportamentais a doenças físicas.
Muitos cachorros apresentam comportamentos que seus donos não dão muita importância ou só acham engraçado, por exemplo, quando o cachorro uiva, arranha ou não desgruda da porta até seu dono retornar, isso pode ser um sinal de estresse por ansiedade.
A ansiedade pode levar a alterações comportamentais como a automutilação, coceiras que nunca cessam, apatias, diarréias e até mesmo agressividade e esses comportamentos diferentes fazem com que os proprietários julguem que seus animais ficaram desobedientes.
Você pode auxiliar a evitar este tipo de transtorno, de modo simples, as causas mais comuns são as mais corriqueiras, como viagens, solidão, excesso ou falta de exercícios, muito tempo sem comer e sem beber água, ambientes agitados, mudanças nas rotinas e o mais comum principalmente em épocas de festas e datas comemorativas, os fogos de artifício.
O estresse deprime o sistema imunológico do animal possibilitando doenças oportunistas, e um animal estressado por muito tempo pode desencadear outras doenças crônicas como doença cardiovascular.
Fique atento as mudanças comportamentais e a situações estressantes, o estresse atinge os animais da mesma forma que atinge as pessoas e apresentam os mesmos problemas que as pessoas, por isso brinque mais, divirta-se mais e faça o mesmo pelo seu animalzinho de estimação.
Seja responsável: consulte sempre um médico veterinário!
Ë a melhor clínica da regiao,e os medicos,os melhores e mais bem equipados do momento,sou fäzona dessa turma!!!!!!
ResponderExcluir