segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mancha lacrimal



Quem tem cães brancos ou de cor clara, principalmente os de pelo longo como poodle, maltês e bichon frise, ou até mesmo donos de gatos, principalmente os persas, sabe como é comum aparecerem manchas nos pelos, em volta dos olhos, proximo a boca, algumas vezes nas patas e em outras regiões do corpo. Essas manchas ocorrem devido a ação das lágrimas e saliva desses animais.

É importante salientar, que o problema é apenas estético, sem qualquer risco ou comprometimento com a saúde do animal.

As lágrimas são as responsáveis pela lubrificação do olho e são liberadas pelas glândulas lacrimais e são drenadas pelos ductos lacrimais. Quando ocorre uma produção em excesso, as lágrimas escorrem, e em contato com o pelo sofre ação das bactérias que são normais na pelagem do animal, essa ação bacteriana altera a coloração do pelo, manchando-os, podendo variar a coloração de um avermelhado até marrom bem escuro.

As causas podem ser genéticas, animais que já nascem com alguma má formação do ducto lacrimal, defeitos em pálpebras ou na glandula lacrimal. Nesses casos, é comum obeservar as manchas quando o animal ainda é filhote. Conjutivites alergicas ou infecciosas também podem estar relacionadas ao problema. Outra possivel causa é a alimentação do animal que pode alterar a flora bacteriana.

O tratamento é variável, quando possível deve-se tratar a causa primária.

Mas é possível acabar com as manchas?

Em alguns casos sim. Veja algumas dicas para minimizar o aparecimento das manchas.

1- Cortar os pelos ao redor dos olhos e manter a pelagem proxima a boca raspadas, melhora estéticamente as manchas.

2- Animais que tem o hábito de se lamber e lamber as patas, também podem provocar a alteração da cor nas patas ou onde mais costumam lamber, é importante procurar saber a causa das lambeduras constantes. Será alergia? Ansiedade? Nesse caso é importante tratar a causa primária.

3- Limpar os olhos diariamente com soro fisiológico ou solução para limpeza de lágrimas também pode ajudar em casos leves, assim como banhos com uso de shampoos clareadores.

4- Alteração da dieta: Rações superpremium, ou específicas para raças tendem a minimizar o problema

5- Medicações de uso oral, como antibióticos, alteram a composição lacrimal e da saliva, sendo muitas vezes um método efetivo na diminuição das manchas, porém vale lembrar que você não deve medicar seu animal por conta própria, procure o veterinário para maiores informações

A questão é que todas essas dicas e produtos que temos a disposição para auxiliar no tratamento, podem corrigir momentaneamente o problema, mas não acabam com a patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário