segunda-feira, 18 de julho de 2011

Porquê Cães e Gatos Brigam ?

Todo cão tem o instinto de caça, parece ser algo natural, os cães se interessam por tudo que se move. É por isso que é quase impossível um cachorro não gostar de brincar de fazer a busca da bolinha (você joga e ele corre para buscar).
Agora imagina se essa brincadeira for com algo vivo, tipo um gatinho, assim é que eles gostam mais!
Não é porque o cachorro tem raiva de gato, como muitos pensam, é um instinto natural de caçar. Então você pode imaginar o problemão que é criar um gatinho com um cão, não é regra mais a convivência pode não ser nada fácil.

(Crédito: Dr Pet






Quem tem um cão e pretende ter também um gato, ou o contrário, é bom que essa aproximação seja feita aos poucos e cuidadosamente. O melhor seria que ambos fossem criados juntos desde filhotes. Como nem sempre isso é possível, a especialista em comportamento canino, Sheila Niski, aconselha: "É mais fácil quando o gato está antes em casa, porém, se o cachorro não for arisco, tudo é possível. O que eu aconselho é apresentar o gato sem estresse, mantendo o cachorro na guia e dando petiscos para ele associar a figura do gato a algo legal. Depois de algum tempo solte a guia e observe como eles se comportam. Dificilmente ocorrem problemas, mas se houver, mantenha sempre o cachorro com a guia e vá repreendendo se ele quiser avançar - não muito forte para ele não pegar raiva do gato - até ele desistir de brigar."

Os gatos, na maioria das vezes, se assustam ao ver um cão muito próximo, pelo simples medo do desconhecido. Assim, é preciso paciência para fazer com que ambos se acostumem.


E para quem não acredita que cães e gatos podem viver como verdadeiros parceiros, Sheila conta: "Tive uma cliente há alguns anos que tinha um gato e um Beagle. Quando eles ficavam com fome iam para a geladeira. O Beagle se posicionava e o gato subia em cima dele para abrí-la". No mundo animal, tudo é possível.

Crédito: Silvia C. P.i


Fotos de Cães e Gatos:













Nenhum comentário:

Postar um comentário