segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pets também têm úlceras e gastrites

Estresse e má alimentação são as principais causas das doenças estomacais.



dordeestomago2 Pets também têm úlceras e gastritesAssim como os humanos, os pets podem desencadear doenças estomacais, por diversos fatores. A médica veterinária Isabella Vincoletto, da Vetnil, explica que o estresse é uma das principais causas de gastrite, especialmente devido à redução da imunidade do animal, o que facilita a ação da bactéria Helicobacter pylori. “Essa bactéria destrói a proteção da mucosa do estômago, predispondo a lesões na parede do órgão”.
A má alimentação também pode levar ao aparecimento de úlceras e gastrites. “Além da alimentação balanceada, é importante não colocar o animal em situações de estresse e só medicá-lo quando estritamente necessário. O uso excessivo de anti-inflamatórios também contribui para o aparecimento da doença”, informa a profissional.
Sinais clínicos
A lesão gástrica provoca dores abdominais, muitas vezes associadas a vômitos, perda de apetite e emagrecimento. É muito importante que o dono fique atento ao comportamento do animal e, no caso de alguma anormalidade, procure um médico veterinário de confiança. O diagnóstico de úlceras e gastrites em cães e gatos é feito por meio de endoscopia. Quando necessário, também é feita a coleta de material para biópsia.

por : http://guiauniversopet.com.br/saude/pets-tambem-tem-ulceras-e-gastrites/

Nenhum comentário:

Postar um comentário