terça-feira, 19 de julho de 2011

Bulldog Francês

re a raça - O Bulldog Francês

Conheça o Bulldog Francês

Pequeno, compacto, com carinha amassada e orelhas de morcego, esse é o Bulldog Francês. Esse cãozinho vai ganhando cada vez mais admiradores por onde passa. Muitos que não o conhecem, acham que é valente por sua aparência exótica. Porém, basta passar 5 minutos na companhia de um para saber que sua docilidade e carisma não têm limites.

HISTÓRICO

O Bulldog Francês, também conhecido como Frenchie, é uma raça que deve sua existência a pelo menos três países: Inglaterra, França e EUA. A Inglaterra ajudou com a base da raça, que foi o antigo Bulldog. Criadores franceses transformaram esses pequenos Bulldogs em um tipo francês distinto, e criadores Americanos foram os primeiros a exigir as tão conhecidas orelhas de morcego.

Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção. Poucos conseguem segurar o sorriso quando vêem um Bulldog Francês vindo em sua direção, e alguns mais corajosos até se aproximam e tentam adivinhar a raça do "cãozinho esquisito" com cara de malvado, mas doce como o mel.

APARÊNCIA

Esse pequeno bull geralmente pesa entre 8 e 14 kg, e tem uma altura média de 35 cm. Apesar de seu pequeno tamanho, o Bulldog Francês é uma raça muito masculina e esportiva, como um tourinho em miniatura. Geralmente, a primeira coisa que chama a atenção das pessoas para esse francesinho é sua cabeça quadrada, com suas orelhas de morcego e olhos arredondados e observadores. O focinho é muito largo e a pele na cabeça parece "estar sobrando", por causa de suas adoráveis rugas. Continue a ler sobre a aparencia, estrutura e padrao.

O Bulldog Francês pode parecer atrapalhado, mas se move muito graciosamente. Poucos conseguem pegar um frenchie que esteja correndo, e ultrapassá-lo então, é uma tarefa difícil!

TEMPERAMENTO

Apesar do temperamento variar de frenchie para frenchie, assim como varia de homem para homem, em geral os buldogues franceses são uma fonte de alegrias na vida de seus donos. Eles adoram crianças e parecem sentir algum tipo de companheirismo com eles. Ao ver uma criança, o bulldog francês se enche de entusiasmo e parece querer ir se enturmar com essa "linda criatura de duas pernas". O Frenchie também adora ser o centro de atenções e vai, sem nenhum pudor, se enfiar no centro de qualquer roda de amigos e começar a encantar a todos.

O Bulldog Francês é um cãozinho muito confiante, talvez até meio convencido. Por esta razão, não sentem necessidade de latir nem de ter medo de outros cães, o que deixa alguns cães maiores desconsertados e perplexos, por não ser nada típico de raças pequenas. Por isso, dizemos que o Buldogue Francês é um pequeno filhotinho de um grande cão... Ou então que é um Bulldog Francês.

ESTILO DE VIDA

Uma das muitas características positivas dos buldogues franceses é que eles se adaptam a quase tudo. Com um frenchie, você pode fazer qualquer coisa que gosta e morar em qualquer lugar. Ele sempre está feliz em passear ou então brincar. Mas o que eles preferem mesmo é o conforto e a boa vida.

Eles dão muito certo em espaços pequenos como apartamentos, pois preferem a companhia acima de qualquer palacete. Não são latidores excessivos, os vizinhos muitas vezes chegando a achar que não moram ao lado de um apartamento com cães. Além disso, a necessidade de exercício de um bulldog francês é inteiramente dependente do gosto de seu dono. Os frenchies ficam felizes em dar uma voltinha básica ou até um passeio daqueles. Mas, por favor, aprenda sobre as particularidades de seu Bulldog Frances antes de o levar para passear. Seu cãozinho agradece!

LAZER

é um cão ideal para quase qualquer tipo de atividade, principalmente se você gosta de desafios. Mas não esqueça que não é prudente sonhar em alcançar níveis de obediência mais altos do que os básicos. E o mais importante, não se sinta traído quando ele for abordado por outras pessoas e se derreter completamente... A companhia que o bulldog francês escolhe não é muito selecionada. Se for necessário, ele brinca com qualquer um, literalmente. Tudo que precisa é de um pouco de atenção e carinho, e qualquer um pode ser o novo-melhor-amigo-de-seu-Bulldog-Francês do dia.

PARTICULARIDADES

O lado ruim de um frenchie é sua dependência extrema do dono. Depois de experienciar a vida com um francesinho, você provavelmente achará todas as outras raças totalmente entediantes. Eles também não são bons nadadores e o perigo de ataque de calor também é muito grande, então caminhadas em dias ensolarados não são recomendadas. O Buldogue Francês pode ter problemas de pele, típicos de cães com pelagem curta, além de alguns problemas do coração e da coluna, típicos de raças pequenas.

PALAVRA FINAL

Não importa quão crítico você seja para avaliar um Buldogue Francês, você sempre irá acabar com a mesma conclusão. É, sem sombra de dúvidas, a melhor raça do mundo, e interessante de pelo menos se conhecer.

Fotos de Bulldog Frances

Sobre a raça - O Bulldog Francês

Cuidados com o Bulldog Francês

ALIMENTAÇÃO

Filhotes comem 3 vezes ou mais por dia. Enquanto seu filhote for crescendo, você pode diminuir essa quantidade para 2 vezes ao dia, em horários que estiver mais disponível para cuidar de seu Bulldog Francês. Para as refeições, ração do tipo Super Premium ou BARF (alimentação natural com carnes e ossos). Não se esqueça que a melhor alimentação para seu cão é uma alimentação de qualidade, que faça bem a ele e que ele e você aprovem.

EXERCÍCIOS

Enquanto seu Frenchie for muito jovem, tente evitar exercícios de pular, como por exemplo: Pular para camas e sofás e descer repetidamente, pular de degraus e exercícios forçados de pular em geral. Esses movimentos verticais podem aumentar a pressão na cartilagem das articulações e pode vir a causar alguma deformação de posição das patas. Os Buldogues Franceses são considerados jovens até 18 meses de idade.

CALOR

O Bulldog Francês é muito sensível ao calor e pode ficar muito quente em pouquíssimo tempo, correndo sério risco de sofrer um ataque de calor e morrer. Em dias quentes, observe seu Frenchie bem de perto. Jamais deixe um Buldogue Francês sozinho dentro de um carro e evite sair em horários com sol. O cão ofegando excessivamente e com as faces internas das orelhas avermelhadas são sinais de risco de ataque de calor. Em caso de emergências, envolva seu cão em uma toalha molhada e utilize um ventilador para refrescá-lo, além de oferecer cubos de gelo para ele lamber.

FOCINHO

Um focinho normal deve ser molhado e gelado, nunca seco e quente. Se o focinho de seu Frenchie estiver quente, cheque a temperatura de seu cãozinho e procure seu Médico Veterinário.

ORELHAS

Para reduzir a chance de uma otite surgir, limpe as orelhas e ouvidos de seus cães semanalmente com um produto de recomendação de seu Médico Veterinário, de preferência com base de clorexidina. Não utilize cotonetes para a limpeza interna, isso pode prejudicar seu cão. No banho, utilize algodão rústico nos ouvidos para evitar que entre água.

DOBRINHAS

A cabeça de um Bulldog Francês é coberta por dobras, especialmente na região do focinho e dos olhos. Limpe pelo menos duas vezes por semana as dobras de seu Buldogue Francês, com um algodão com água, e seque bem com uma toalha. Caso seu cão tenha uma pelagem clara, marcas de lágrima podem ser vistas nos cantos dos olhos. Procure produtos veterinários específicos para remoção de manchas. Consulte seu Médico Veterinário para determinar a causa das lágrimas.

EM CASO DE QUALQUER SINTOMA FORA DO NORMAL
LEVE O FILHOTE AO VETERINÁRIO IMEDIATAMENTE!


Sobre a raça - O Bulldog Francês

Aparência de um Bulldog Francês

Um cão de pêlo curto, pequeno, compacto mas muito forte, e frequentemente comparado a outras raças como Pug e Boston Terrier, e algumas vezes chamado de morcego, porquinho e afins, o Bulldog Francês é um cão encantador.

No Brasil, seguimos o Padrão FCI que aqui é representada pela CBKC. O Bulldog Francês tem vários outros padrões mundo afora, como o do AKC e do CKC. O padrão é interpretado pelos criadores da raça, que avaliam seus exemplares e tentam chegar cada vez mais próximos do Padrão da Raça.

O Bulldog Francês deve ser um cão pequeno mas não frágil e leve como raças "toy" costumam ser. Seu corpo é musculoso e proporcional. Seu rabinho, curto e rente ao corpo. Sua cabeça, quadrada e forte. Seu maxilar inferior deve ser pronunciado, mas seus dentes não devem ficar à mostra. As tão importantes "orelhas de morcego" devem ser arredondadas nas pontas e eretas, com a face para frente. Sua expressão deve ser doce, alerta e com um olhar intenso. Uma expressão diferente de todas as outras raças, que simplesmente nos faz ter certeza de que estão entendendo tudo que falamos e fazemos (se vão decidir nos obedecer é um assunto diferente...).

Existem várias cores de pelagens em Buldogues Franceses, como por exemplo tigrado, dourado e creme. Algumas cores não são aceitas pelo Padrão da Raça, e consequentemente, em exposições de conformidade. Algumas dessas cores são o fígado, o preto com marrom, o preto (totalmente preto sem nenhuma marcação de pêlos claros como os tigrados possuem) e o azul. Marcações de "ticking" (pequenas pintas pretas num fundo branco) muito fortes e abundantes não são desejadas. Veja algumas cores de Bulldog Francês abaixo. Note que a nomenclatura de certas cores de pelagem ainda é assunto de discussão no Brasil e no mundo.


Cores de Bulldog Francês - Tigrado, dourado, creme, branco, branco com tigrado, branco com dourado, fulvo, vermelho, azul, cinza


Nenhum comentário:

Postar um comentário